05 dicas para ensinar os miúdos a lidarem com dinheiro

03/11/2016 • Curiosidades


A educação econômica pode e deve começar desde cedo, e nós ensinanos como:

 

1- Dê mesada

A mesada é muito importante para ensinar a criança e adolescente a gerenciar seu próprio dinheiro. Dessa forma, quando ele receber seu salário vai saber gastá-lo com inteligência.

 

2- Ensine a criança a anotar seus gastos

A planilha de gastos (pode ser um caderninho, uma planilha ou um quadro negro por exemplo) ensina a  priorizar os desejos, ou seja, a criança vai entender o que demanda mais ou menos dinheiro, e o que é mais ou menos importante.

 

3- Incentive a ter objetivos

É importante que o pequeno tenha metas e melhor ainda se ele conseguir alcançá-las. Por exemplo, um ingresso para o parque ou brinquedo desejado pode ser comprado com as economias da criança.

 

4- Estimule a poupança

Guardar para o futuro é indispensável para não ter surpresas ruins. Uma recompensa por dinheiro guardado, como dobrá-lo é uma boa estratégia de incentivo.

 

5- Ensine a importância do consumo consciente

A lição mais importante sobre o dinheiro é que ele não é a chave para a felicidade. A criança tem que entender que deve evitar comprar por impulso ou desejo sem necessidade e que diminuir o consumo economiza não só dinheiro, mas também recursos naturais e lixo.




Instagram